Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Em busca da melhor opção na cidade maravilhosa

Como já comentei no post “Onde Ficar” a escolha da região para se hospedar no Rio vai depender da sua programação na cidade.

Por exemplo, se seus pontos de interesse forem a Praia do Secreto e a Pedra da Gávea uma boa opção seria a Barra da Tijuca.

Mas se for a sua primeira vez na cidade, minha sugestão é ficar na Zona Sul, pois há maior oferta de transporte público – com isso fica mais fácil de se locomover – e terá mais opções de bons bares e restaurantes próximos uns dos outros.

Então vamos ao mapa dos bairros dessa região:

Mapa bairros RJ
Fonte: Google Maps.

Agora vamos à descrição deles:

Leme

“Do Leme ao Pontal, não há nada igual”.

Como diz a música, essa é a primeira praia e possui opção de estadia mais em conta. A praia é uma delícia e com um público mais “selecionado”.

Faz divisa com a praia de Copacabana e é uma boa pedida para quem preferir um bairro menor, mais charmoso e ainda manter a facilidade do deslocamento – ele é bem servido de transporte público, além de táxi e Uber.

Além disso, o Shopping Rio Sul fica bem pertinho e vale a pena conhecer.

Copacabana

É um dos bairros com maior oferta de estadia, sejam hotéis, pousadas, hostels ou apartamentos para locação de temporada, consequentemente você também irá encontrar um número mais elevado de turistas, inclusive estrangeiros.

A vantagem é que além de ter uma infinidade de bons restaurantes e pontos badalados o valor da hospedagem é geralmente mais em conta do que nos demais bairros que virão a seguir – isso por conta da maior quantidade de oferta na região.

Nós ficamos bem próximo ao Posto 5 e amamos a experiência. Achamos no Booking um estúdio muito fofo, estilo americano e que ficava a meia quadra da praia. O preço era bem camarada e fechamos na hora, sem a menor dúvida.

Olha que fofura de lugar:

Apto 2
Apto 1

E o melhor era acordar com essa vista todos os dias. Fala se não foi uma boa escolha? Se quiser alugar o estúdio é só ligar para o Carlos no (21) 96508-1820. E não esquece de mencionar o Dicas a Bordo hein? 😉

Ipanema

Fica entre os bairros de Copacabana e Leblon e o mar costuma ser mais agitado.

Seu público costuma dividir a praia em regiões: uma parte é frequentada pelos GLBTS, outra em sua maior parte por famílias e mais uma por jovens.

Fazendo um comparativo com Copacabana, em sua extensão, ele é menor, porém com maior variedade de restaurantes e programas divertidos.

Leblon

É um bairro menor que Ipanema, por isso você poderá conhecer toda a extensão da beira mar sem um grande esforço – e esse programa é uma delícia, viu? Além disso, é um lugar mais calmo e tranquilo, ideal para famílias.

Apesar de ser menor, a variedade de restaurantes agrada a todos os gostos e bolsos.

É onde fica o Penhasco Dois Irmãos, um excelente programa para quem busca aventura e fotos incríveis.

Assim como Ipanema, o Leblon faz parte da categoria de bairros mais nobres do Rio de Janeiro, por isso a estadia pesa mais no orçamento. Em contrapartida, você terá mais opções de excelentes restaurantes e a garantia de uma hospedagem mais bonita e confortável. Possui muitas redes de hotéis famosos e muito bem conceituados.

Enfim, escolha do seu hotel irá depender do quanto pretende gastar e o quão bem localizado você quer estar.

  1. cris says:

    Excelente post para quem quer começar a desbravar a cidade maravilhosa! A gente sempre fica na dúvida e acaba sempre escolhendo Copacabana…rs… mas nem sempre é a melhor opção a depender do roteiro traçado, não é mesmo?

    • Carol says:

      Bem verdade! Rs
      Acredito que para cidades grandes como o Rio o ideal é ficar em locais onde se tem uma boa oferta de transporte público. Já facilita bastante, né? 🙂

  2. eu fui ao rio apenas uma vez e fiquei hospedada num hostel maluco em copacabana…mesmo para hostel os valores nao sao muito atrativos, na proxima vou tentar fechar um ap tb

  3. O Rio tem bastante opção de hospedagem né. Tb acho que ficar na zona sul é bom pra quem vai turistar, por ser mais próximo aos lugares “mais conhecidos”. Eu morei no bairro Botafogo e lá tb tem várias opções legais de hospedagem. É questão de escolher mesmo… mas acordar com uma vista bonita é realmente um diferencial =)

    • Carol says:

      Tem muitas! Mas a zona sul é minha queridinha kkkk
      Achei umas opções bem legais mesmo em Botafogo. Vou tentar para uma próxima ida ao Rio. Obrigada pela dica ☺️

    • Carol says:

      Ainda mais uma opção que combine preço legal com boa localização, não é?
      Abraços!

  4. Boas dicas para quem quer vir ao Rio de Janeiro. Principalmente para quem vem pela primeira vez.

  5. Otimo post!
    A ùnica vez que fui ao RJ, fiquei em um hostel em Copacabana (que nao curtimos) e depois em Botafogo. Achei essas duas localizaçoes perfeitas!

    • Carol says:

      Ja fiquei em um hotel que mais parecia hostel pela região. Também não curti a experiência. Mas esse apê vale super a pena!

  6. Acho que o local onde se hospedar no Rio depende muito do objetivo da viagem de cada um. Se a intenção é conhecer a cidade, uma boa dica é ficar perto de uma estação de metrô. Fiquei no Catete, ha poucos metros da estação e facilitou muito no deslocamento pela cidade.

    • Carol says:

      Ficar próximo ao metrô facilita bastante mesmo! Obrigada pela dica do Catete =)

Gostou da matéria? Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar esses HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>