Apesar de ser uma ilha pequena (26 km de extensão), não recomendo ficar em locais muito afastados do centro. O transporte público não funciona à noite, os taxistas nem sempre têm disponibilidade e preço camarada – para uma distância de menos de 2 km foi cobrado 15.000 pesos colombianos – e não vale a pena pagar para ficar com uma mule ou carrinho de golfe todos os dias.

Há hotéis espalhados por toda a ilha, mas a maior concentração fica próxima do ponto “Esmeraldas Colombianas”.

mapa-san-andres
Fonte: Google Maps.

Depois de muita pesquisa, decidi ficar em Spratt Bight, uma das principais praias e fica localizada na parte norte – a cinco minutos do Aeroporto. Não poderia ter feito escolha melhor!

hotel-molino
Fonte: Google Maps.

Optei pelo Hotel Molino de Viento, que não tinha café da manhã nem água quente no chuveiro, mas era confortável, o staff extremamente atencioso e eu conseguia ir para vários lugares à pé ou pegar um ônibus sem a menor dificuldade.

Ele fica localizado na Avenida Peatonal e se não tivéssemos prestado bastante atenção não teríamos achado o hotel com facilidade. A fachada é tímida, a entrada é pequena e fica localizado na parte superior de várias lojas.

Fachada do hotel
Entrada do hotel
Fotos: Google.

A recepção é simples, com sofás e uma mesa de escritório onde fizemos o check in. Como chegamos antes do horário, nosso quarto ainda não havia sido desocupado. Mas a Mixia com toda sua simpatia nos ofereceu o banheiro da recepção, muito limpo e cheiroso por sinal, para que pudéssemos nos trocar e fazer o reconhecimento da região.

Apesar de não ter café da manhã o hotel disponibiliza água mineral, água quente, sachês de chás, café solúvel e café tradicional todos os dias.

Recepção 1
Recepção 2
Recepção 3
Fotos: Google.

Em compensação foi o melhor custo benefício que encontrei (R$ 2.375,00 para 7 diárias, quarto duplo) e se você tiver sorte pega um quarto com varanda que tem vista para o mar (sensacional!). Além disso era sair do hotel e literalmente tropeçar na areia da praia.

vista-quarto

Pegamos uma promoção no Booking e nosso quarto era tamanho família! Eram dois quartos, cada um com ar condicionado, TV e duas camas de casal, um banheiro e a varanda.

As camas eram grandes e confortáveis, assim como os travesseiros e roupa de cama. Infelizmente com a minha empolgação esqueci de tirar fotos, mas peguei algumas da internet para mostrar para vocês.

Quarto 3
Quarto 1
Quarto 2
Fotos: Google.

Outra vantagem dos hotéis como o Molino de Viento localizados nessa avenida – a Peatonal – é que não há tráfego de veículos. É tipo um calçadão por onde somente pedestres podem circular, então é muito silencioso durante a noite.

Para quem procura mais conforto sem abrir mão de um hotel “pé na areia” há outras opções: Casablanca, Caribean Island, Portobelo Boulevard e Lord Pierre (mais perto dos principais restaurantes). Cheguei a pesquisar estes e gostei da estrutura, porém o custo era maior (a partir de R$ 3.500,00 para o mesmo período).

Se estiver procurando algo mais sofisticado sugiro verificar os hotéis da rede Decameron, que possuem sistema all inclusive.

mapa-san-andres-2
Fonte: Google Maps.

Outra alternativa interessante, principalmente para grupos, é o aluguel por temporada de apartamentos e casas, mas geralmente não são à beira mar. É facilmente encontrado pelo Airbnb.