Bogotá está localizada a 2.640 metros acima do nível do mar, em um planalto da Cordilheira dos Andes, e seu clima é o sub-tropical de altitude.

Tá, mas o que significa isso? Significa que o clima da cidade é de temperaturas amenas que se mantêm praticamente constantes ao longo do ano, apresentando pequenas alterações climáticas.

A temperatura anual média fica próxima dos 14ºC e as estações do ano são divididas em duas secas e duas chuvosas.

Os períodos com maiores precipitações vão de março a maio e de outubro a novembro, com maior possibilidade de chuva em abril, maio, outubro e novembro. Já entre janeiro e fevereiro e nos meses de julho a setembro predomina um clima mais seco.

Então qual a melhor época para visitar Bogotá? Eu diria que, como as temperaturas são relativamente estáveis e a quantidade de precipitação não é muito significante (cerca de 1.000 mm ao ano), acredito que não exista um período melhor que o outro – todos são bons. Mas se você quiser garantir mais passeios ao ar livre procure viajar para a capital colombiana entre dezembro e fevereiro ou junho a setembro.

Fomos em agosto de 2016, mas passamos apenas 12 horas nessa cidade maravilhosa. Como o destino final era San Andrés a predominância na bagagem era de roupas leves. Por sorte resolvi pesquisar a temperatura que iríamos pegar na noite da conexão e decidi levar um casaco e uma blusa de frio. Foi o que me salvou!

Chegamos à noite e a temperatura estava na casa dos 10ºC. Saímos para jantar e quando estávamos voltando para o hotel caiu uma chuva bem fininha permaneceu assim até a manhã do dia seguinte.

Quando embarcamos para San Andrés o sol já estava radiante, porém com um clima bem fresquinho.