Já conheci a Barra da Tijuca e fiquei encantada com a região. Ampla e bonita, com pessoas bem arrumadas circulando pelas ruas. Além disso, possui excelentes hotéis e apartamentos para locação de temporada com um preço melhor do que o da Zona Sul. Dependendo da sua programação essa pode ser uma ótima opção.

Agora se você ainda não conhece o Rio e quer fazer aqueles programas bem turistão (Corcovado, Pão de Açúcar, Escadaria Selarón, Lapa, etc) é melhor ficar na Zona Sul, pois isso facilitará o traslado de um lugar para o outro.

Os bairros mais procurados pelos turistas são: Copacabana, Ipanema e Leblon. A vantagem é a proximidade das praias, a segurança dos bairros, a proximidade dos pontos turísticos e a facilidade de locomoção, independente se você for andar de transporte público ou de carro. Além disso, você encontra uma grande oferta das bicicletas do projeto BikeRio para alugar e pedalar pela cidade.

Coloquei um mapa dos bairros abaixo para facilitar a identificação das regiões e assim você poderá visualizar melhor qual será sua preferência.

Mapa bairros RJ
Fonte: Google Maps.

Se você fizer questão de uma estadia com vista ou que fique à beira mar prepare o bolso, os preços são bem mais altos.

Em contrapartida, há ruas paralelas e perpendiculares que não deixam a desejar e possuem melhores ofertas. Mas não se engane, em geral hospedagem no Rio é mais cara mesmo.

Vou fazer um resumo deles, mas têm informações mais detalhadas nesse post aqui.

Leme

É um bairro menor e possui opção de estadia mais em conta. A praia é uma delícia e com um público mais “selecionado”.

Copacabana

É um dos queridinhos para quem procura boa localização com preço mais justo, por isso é cheio de turistas, principalmente estrangeiros. Essa região tem inúmeros bares e restaurantes de boa qualidade.

Ipanema e Leblon

São bairros mais nobres, para quem procura uma hospedagem mais luxuosa sem abrir mão de uma bela praia. Os restaurantes e as opções noturnas também são mais requintados, além de ter o setor comercial muito desenvolvido.

Outros bairros

O Centro da cidade é ideal se estiver procurando opções de hospedagem mais barata e mais próxima ao aeroporto Santos Dumont. É um bairro muito procurado principalmente para quem está na capital a trabalho, mas em lugares como Santa Tereza e Lapa, a vida boêmia e a diversão são garantidas. Eu só não arriscaria circular por esses bairros à noite, nem sempre é seguro.

Caso queira algo mais em conta que a Zona Sul, mas em contrapartida um pouco mais seguro que o centro da cidade há também os bairros do Flamengo e Botafogo. Tratam-se de locais mais calmos, mas com certo agito à noite.

Coloquei um mapa dessas regiões logo abaixo para facilitar o entendimento:

Centro RJ
Fonte: Google Maps.