As praias da cidade são muito boas! O destaque vai para Pajuçara e Ponta Verde, que possuem um mar delicioso para mergulho, ótimo para a prática de stand up paddle e também onde se concentram as barracas com melhor estrutura, tais como Lopana e Kanoa.

Outra vantagem da capital alagoana é a proximidade de excelentes praias. Maceió é dividida em Litoral Norte e Litoral Sul. Separei alguns lugares bem interessantes dentro e fora da cidade que merecem pelo menos uma visita!

Dentro da cidade

♥ Pajuçara

Piscinas Naturais

Esse é um dos maiores atrativos de Maceió e vou confessar, não dá vontade de fazer o passeio apenas uma vez! Mereceu até um post exclusivo com o contato do melhor jangadeiro da cidade (vai por mim! Até uma colega da cidade seguiu minha dica e recomendou).

As jangadas partem da praia de Pajuçara, bem próximo a Feirinha de Artesanato e são um verdadeiro show quando saem em conjunto. Coisa linda de se ver. Amamos tanto que além de repetir falamos detalhadamente sobre o passeio aqui.

Dica de ouro: antes de programar o passeio verifique a tábua da maré. Se estiver alta o passeio poderá ser bem frustrante, pois não haverá formação de piscinas.

Pajuçara 2
Feirinha do Artesanato

Uma excelente opção para quem procura produtos artesanais de boa qualidade e quer conhecer um pouco mais da cultura nordestina.

São mais de 200 barracas que oferecem desde roupa de mesa de renda e filé – como toalhas, aparadores, descanso de panela e caminhos de mesa – passando por vestuário – biquínis, saídas de praia, chapéus – e decoração.

Os preços são muito bons e para quem gosta de pechinchar a maioria dos feirantes negocia um preço ainda mais camarada!

Feirinha 1
Feirinha 4
Feirinha 3
Feirinha 2
Pavilhão do Artesanato

Outra opção para quem quer fazer compras é o Pavilhão do Artesanato.

Pavilhão 1

Fica bem próximo à Feirinha. É menor em estrutura e variedade, mas ainda assim tem ótimas opções nos mesmos segmentos e vale a pena a visita!

Pavilhão 2
Pavilhão 3
Pavilhão 4

♥ PONTA VERDE

Lopana

A barraca mais badalada da orla fica em Ponta Verde e é uma delícia. É para quem gosta de uma vibe mais agitada, pois sempre tem um DJ ou música ao vivo tocando.

A dica de ouro é: se você quiser garantir um guarda sol na areia chegue cedo! A lotação geralmente ocorre antes das 8:30h.

Lopana 1

À noite também tem música ao vivo. No dia em que passamos lá ainda estava tendo um evento de SUP – stand up paddle – noturno e lual.

Lopana 2
Kanoa Beach Bar

Também fica em Ponta Verde e segue uma linha bem parecida com o Lopana. É outra opção para quem gosta de um agitozinho com o pé na areia.

Além disso, essas regiões possuem uma infinidade de opções no quesito gastronômico, mas isso é pauta para outra matéria! Rs.

A barraca mais badalada da orla fica em Ponta Verde e é uma delícia. É para quem gosta de uma vibe mais agitada, pois sempre tem um DJ ou música ao vivo tocando.

A dica de ouro é: se você quiser garantir um guarda sol na areia chegue cedo! A lotação geralmente ocorre antes das 8:30h.

Kanoa

♥ Jatiúca

Ótima opção para quem curte esportes. O mar é um pouco mais agitado e fica propício para pegar umas ondas.

Também possui barracas de praia espalhadas pela orla, um ótimo calçadão para caminhadas e passeios de bike.

Av. 4
Foto: Toni Cavalcante.

♥ Bairro Histórico

Para quem curte mergulhar na arquitetura e cultura do local visitado essa é uma ótima pedida. É no bairro de Jaraguá onde se concentra boa parte da história de Maceió, tendo em vista que ali era a região portuária e foi onde o comércio da cidade se desenvolveu.

Os antigos casarões foram restaurados e hoje abrigam restaurantes, bares e casas noturnas.

Bairro histórico
Foto: João Schawrtz.

Fora da cidade

Como disse lá em cima, Maceió possui lugares interessantíssimos nos seus arredores e você não irá se arrepender de explorar a região.

No litoral sul os destaques são: Praia do Francês, Praia do Gunga e Barra de São Miguel.

Já no litoral norte as opções são: Sereia, Guaxuma, Ipioca, Paripueira, Tabuba, Praia do Carro Quebrado. Dessas ficamos nas 4 últimas.

Por conta da quantidade de informação e fotos irei disponibilizar em breve um post separado para cada um, explicando as vantagens e desvantagens dessas praias.