Biketour em Bogotá

Bogotá possui uma grande extensão de ciclovias e consegue ser ainda mais linda em cima de duas rodas. As bicicletas são um meio de locomoção muito utilizado na cidade e por isso, em horários de pico, é comum haver inclusive congestionamento delas.

Elas fazem parte do cotidiano dos colombianos e por se fazer tão presente  alguns restaurantes chegam até a adotar não só uma decoração com o tema, mas também oferece vendas de equipamentos e consertam as magrelas.

Tive a indicação de uma empresa especialista em biketour, a Biking Colombia e foram os próprios donos – Camilo e Paula – que se encontraram comigo às 13h em frente ao Centro Comercial Portoalegre. É como se fosse um shopping, com diversas lojas, restaurantes e entretenimento.

O investimento foi de 40.000 pesos (em média R$ 55,00) com direito à degustações. Vale muito a pena!

Durante o passeio paramos em alguns pontos turísticos belíssimos. Aliás, se estiver na cidade aproveite para visitar as praças e os parques que são incrivelmente lindos. Algumas te deixam com aquela sensação gostosa de estar dentro de um filme!

Foram 28 km e vou falar um pouco sobre cada lugar que paramos.

♦ Parque de Los Periodistas

Fica próximo à La Candelária, ponto de referência para os “não locais”.

Se o passeio não for de bike, é possível chegar até esse parque de Transmilenio – transporte público da cidade. Basta descer na estação Las Aguas e você estará a poucos passos não só dos Periodistas, mas também a diversos pontos turísticos, tais como o Casa de Moneda, Museo Botero, Plaza Bolívar, entre outros pontos.

Ao redor da praça tem vários restaurantes e cafés, eu passei pelo “Juan Valdez”, tido como o melhor café do mundo e uma ótima pedida para um lanchinho.

Importante: como em qualquer Centro, preste muita atenção com pertences pessoais para não ser surpreendido com furtos ou roubos.

Bogotá 40 - Periodistas

♦ Plaza Bolívar

É a praça mais famosa e é símbolo de Bogotá.

Durante o tour o guia me orientou a voltar em dezembro. Ele me disse que a época do Natal é um espetáculo à parte! A praça fica toda iluminada e cheia de árvores decoradas.

Ela fica cercada de visitantes locais e turistas para os shows de som e luz, com apresentações de dança, corais e Orquestra Filarmônica de Bogotá.

Paraaa! Preciso voltar!!

Bogotá 37 - plaza bolívar

♦ Parque Nacional Enrique Olaya Herrera

Esse parque fica na região de Chapinero Alto – em cima de uma coluna – e é uma delícia! Ótima pedida para quem está fazendo o tour de bike, para uma caminhada ou só para relaxar.

Possui várias áreas, umas ficam mais cheias que as outras, mas todas ótimas para respirar ar puro e se conectar com a natureza.

Bogotá 39 - Parque nacional

♦ Parque Renacimiento

Fica bem próximo do Parque Nacional Enrique Olaya Herrera e é outra boa opção para os fãs de verde.

Além de ser muito arborizado conta com atividades bem interessantes, como festivais de Jazz, de dança, encontros de contos literários, encenações teatrais e concertos ao ar livre.

Essa estátua de bronze aqui embaixo é o símbolo do parque. Chama-se “Hombre a Caballo” e sua autoria é ninguém menos que Fernando Botero, artista plástico colombiano que doou suas obras e fundou o Museu Botero.

Bogotá 38

♦ Fuga Café + Bike Studio

Seguindo sentido Parque de La 93 paramos em um restaurante com uma super interessante. O restaurante é especialmente para ciclistas e preparado para recebê-los.

Tem um bicicletário, a decoração é toda temática, há venda de roupas para quem pratica o esporte, espaço para o conserto e venda de equipamento para as bikes.

Biketour 6
Biketour 5
Biketour 7

♦ Parque De La 93

É um lugar rico de verde, segurança e muita beleza. Lembra cenas de filmes, pois é onde se vê famílias se reunindo para piqueniques, muitas crianças brincando, aprendendo a andar de bicicleta, casais namorando – se você estiver solteiro(a) vai com o coração preparado porque parece que todo mundo quer te lembrar de que você está sozinho, mas isso é assunto pra outro blog rs.

O passeio vale super a pena! Além disso, você tem de quebra, uma diversidade de menus e preços ao redor do parque. Alguns restaurantes bem conhecidos da região são: La Fabrica, Gato Negro, Habana 93, Pesquera Jaramillo entre outros. Como não amar? ♥

Biketour 3

♦ Usaquén

Esse é um dos bairros mais charmosos de Bogotá e consegue misturar modernidade com tradição. O centro comercial é muito famoso por ter aos domingos uma feira chamada Mercado de Pulgas, mas não tem nada a ver com os pequenos insetos.

Trata-se de um mercado local cheio de antiguidades e quinquilharias. Um prato cheio para quem curte garimpar.

Bogotá 36 - mercado de pulgas

É nesse local que ficam dois dos pontos turísticos que visitei:

Praça Usaquén

É cercada por vários atrativos. Se você gosta de artesanato, comidas locais e arquitetura, vai curtir muito esse lugar. É nela onde ocorre a feira mencionada ali em cima!

É um lugar onde cada um ganha dinheiro da forma que pode e as artes estão lá pra comprovar essa via de capitalização.

Passei por muitas pessoas dançando, fazendo som – sozinho ou com banda, pintores, cabeleireiros garantindo um estilo novo com as traças e tererês.

Composta por uma arquitetura antiga e charmosa a praça está localizada em frente à igreja Santa Barbara. No local também encontra-se a Hacienda Santa Bárbara (fazenda), que se tornou o Centro Comercial Santa Barbara.

Alguns locais mantiveram sua estrutura antiga. É possível identificar a arquitetura diferente.

Biketour 1
Paróquia Santa Bárbara

A arquitetura desse lugar me impressionou muito! Tem um estilo colonial e é linda tanto por dentro quanto por fora. Fiquei um tempinho paradinha analisando os detalhes e me perguntando como alguém poderia ser tão criativo aquele ponto (eu amo artes)!

Biketour 2

♦ Zona Rosa

Para quem gosta de agito, compras e diversão este é o lugar!

A região abriga diversas lojas de marcas famosas como Guess, Zara, Forever 21, Nike e Desigual.

Aqui também visitamos a Zona T, uma área onde não há circulação de veículos, é recheada de opções gastronômicas e muita diversão!

Para quem prefere shopping center há dois bem famosos nas redondezas:

El Retiro Centro Comercial

É um shopping com diversas lojas e restaurantes, mas que guarda uma pérola em seu interior. É aqui que fica o IMPERDÍVEL Restaurante Andrés D.C, uma filial do Andrés Carne De Rés, localizado fora da cidade.

Biketour 4
Andino Centro Comercial 

É um dos shopping centers mais famosos de Bogotá e merece respeito só pela lista de lojas de marcas mundialmente consagradas.

Bogotá 33
Foto extraída da internet.

Como estávamos de bicicleta não deu para explorar a fundo todos os pontos turísticos, até porque nem todos os lugares eram seguros para parar, mesmo com cadeado. Mas é excelente para conhecer a cidade e ter um panorama geral do tanto que há para explorar nessas regiões. Se eu faria de novo? Com toda certeza!! 😀

Escrito por Tayara Moreira (@elasjaforam).

Gostou da matéria? Deixe aqui seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar esses HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>